Notícias

Comunicação

Reflexões para a retomada do ano letivo

As suspensões das atividades escolares para evitar a disseminação da Covid-19 está abrindo uma série de dúvidas e discussões quanto à reabertura das escolas, o cumprimento do ano letivo, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020), entre outras dúvidas.

Comunicação

Projetos que mudam a realidade nas comunidades brasileiras

Entidades assistenciais, ONGs, empresas e comunidades estão se mobilizando para tentar minimizar os impactos que a crise atual já vem impondo as comunidades mais carentes do país e suas ações são capazes de, ao menos nesse momento, suprir necessidades mais urgentes.

Comunidade

O papel dos agentes comunitários em tempos de isolamento social

Os agentes comunitários, sejam eles de grandes ou pequenas comunidades do país, exercem dentro de seu universo um papel importante de transformadores de realidade e catalisadores de ações importantes que contribuem no desenvolvimento do espaço onde atuam.

Comunicação

Fortalecendo valores e proximidade através da comunicação engajada

Quando temos a nossa frente uma situação de mudança, algo novo ou uma situação inesperada, uma de nossas primeiras ações é formar uma opinião sobre o momento e em seguida, transformá-la em informação para outras pessoas. Ou seja, precisamos nos comunicar com mais assertividade.

Comunicação

A importância da continuidade de projetos sociais em tempos de crise

No último censo realizado em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 11.425.644 pessoas, ou seja, 6% da população brasileira moravam em 6,3 mil comunidades.

Comunicação

Iniciativas sociais em busca de soluções em período de crise

Entre os muitos aspectos que a crise de saúde atual está sendo debatida é sobre os desdobramentos que a situação de restrições irá refletir na economia, principalmente das nações historicamente com grandes desigualdades sociais.

Elo entre escola e comunidade

O elo entre escola e a comunidade no século XXI


Os perfis dos alunos e o mundo em que ele vive mudaram. Diante de tantas realidades complexas, o modo como nos relacionamos com o ambiente escolar nos diz muito como será nosso comportamento social e profissional, pois é na escola que temos contato com o coletivo, logo após as nossas relações familiares.

Elo entre escola e comunidade

Práticas inclusivas e transformadoras em benefício da educação e cultura

Em 2015 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu com 193 países os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar e proteger o meio ambiente.

Elo entre escola e comunidade

A transformação do ensino e as necessidades do futuro


A transformação digital modificou a forma como nos relacionamos com os livros, com as artes, e com tudo que se relaciona ao ambiente escolar, pesquisas, provas, novas habilidades e a linguagem que o aluno do século XXI deve estar familiarizado.

Reinventar

Criando ambientes igualitários em tempos de crise

O acesso as atividades culturais contribuem para que costumes, tradições e histórias possam ser compartilhados entre membros de um grupo, associação, comunidade, bairros ou nas escolas. Elas têm a capacidade de criar interações entre as pessoas de um mesmo local criando um vínculo de identidade entre suas experiências, dificuldades, anseios e conquistas.

Alternativas Culturais

Grupos e instituições culturais se reinventam em tempos adversos

Algumas palavras que estamos nos acostumando a ouvir frequentemente nesse último mês é se reinventar, inovar, transformar, criar, repensar, entre tantas outras que sugerem fazer diferente em uma situação totalmente nova em nosso cotidiano.

Alternativas Culturais

A capacidade de influência do setor privado em projetos educacionais

As atividades educacionais nesse período de confinamento tornaram-se uma tarefa onde pais, professores e profissionais de educação precisam criar estratégias para manter o interesse das crianças e jovens, e proporcionar condições para que o ano letivo tenha o mínimo de perdas.

Livros

Como manter as atividades nos espaços de leitura em tempos de pandemia mundial

Em tempos de restrições de deslocamento no qual estamos passando agora seguindo as orientações do Ministério da Saúde com o objetivo de evitar o contágio e propagação do coronavírus (COVID-19), estamos vendo além do impacto econômico, a paralisação de todas as atividades que atraiam grande público e o fechamento de espaços públicos culturais como bibliotecas, museus e centros culturais.

Livros

A experiência da leitura crítica que nos ajuda a (re)construir nossa realidade

Neste momento como que estamos passando agora, com determinações de saúde e política que redefiniu temporariamente nossas rotinas e nosso convívio social, nos vemos comprometidos a repensar e reconstruir nossos hábitos e a nossa realidade de acordo com medidas de segurança individuais e coletivas.

Parceria

Impactos positivos do incentivo privado para atividades culturais


As atividades culturais produzem uma cadeia de impactos positivos, sejam eles econômicos, de diversão ou de levar as pessoas a refletirem sobre seu cotidiano. O incentivo a essas ações fora dos grandes circuitos culturais, além de todo o patrimônio imaterial que produzem, são importantes para geração de novas oportunidades nas comunidades assistidas.