Novas dinâmicas
para o incentivo
à leitura

A suspensão das atividades escolares é um problema que vem sendo amplamente debatido por professores, profissionais de educação, pelos pais entre outros profissionais, que nesse momento estão assumindo um desafio de manter o mínimo de aprendizado para as crianças dentro de casa, lembrando que o período exige como prioridade a manutenção da saúde de toda a família.

E para contribuir para que os impactos nos estudos possam ser mínimos e visando incentivar que mais crianças adquiram o gosto pela leitura, a Rede Educare e a Fundação Educar DPaschoal fizeram uma série de vídeos que pretendem estimular a leitura enquanto um hábito cotidiano de busca pelo conhecimento e diversão, sobretudo para crianças pequenas.

O material é composto por uma série de 20 vídeos intitulados “Minuto Leitura” com dicas de como tornar a contação de histórias uma importante e prazerosa ferramenta na jornada do conhecimento infantil.

Os vídeos foram criados com um visual animado, colorido e com elementos do universo infantil que remetam a prática da leitura a uma atividade divertida e de muito aprendizado. São 20 vídeos que trarão temas diferentes através da contação de histórias e de estímulos para que os leitores continuem a sua leitura gratuitamente, baixando os conteúdos em PDF em muitos dos casos, ou usando recursos simples de criação de uma atmosfera apropriada para a prática de leitura.

O material foi elaborado com o objetivo de incentivar a incorporação do hábito da leitura como fonte de conhecimento, estimular a programação de atividades lúdicas, considerando o livro como centro de referência, e disponibilizar para crianças, jovens e dinamizadores, um material especialmente pensado para a realização de experiências criativas de estímulo à leitura.

Os temas foram concebidos com toda a expertise da Rede Educare e Fundação Educar DPaschoal para que os profissionais voltados as atividades continuem a exercer seu significativo trabalho para o acesso cada vez maior de crianças e jovens aos livros e a cultura.

Os vídeos ainda dão dicas de como criar um ambiente de curiosidade com recursos simples como uma meia luz, luz de pisca, luz de velas, decoração para criar nas crianças um momento mágico da leitura, como tornar a voz um poderoso instrumento, dicas para uma escuta atenciosa, como buscar um bom repertório atraente nos livros, como potencializar as pessoas para serem contadores de histórias e como iniciar e finalizar a contação. Além disso, os vídeos também irão trazer dicas de livros, autores e boas histórias que irão auxiliar no desenvolvimento da criatividade e na continuidade do ensino.

Esse material irá permitir que as atividades educacionais possam continuar ativas dentro das medidas seguras de saúde, até que possam ser progressivamente normalizadas, sempre seguindo as orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde e autoridades locais.

Para esse momento, onde precisamos refletir com muito cuidado sobre os rumos do ensino brasileiro, as parcerias com importantes realizadores do cenário educacional são necessárias para que mais crianças em situação de vulnerabilidade social possam contar com ações de estímulo e incentivo ao aprendizado em suas comunidades.

E por isso a Rede Educare uniu esforços com a Fundação Educar DPaschoal para que novas histórias possam ser construídas e as realidades das comunidades brasileiras atendidas possam continuar a ser transformadas. Dessa forma encontramos novas formas para reduzir as distâncias físicas e simbólicas entre livro e leitor, sobretudo em momentos mais difíceis como o de agora.